Notícias

Fique por dentro do mercado agropecuário.

Consumo de carne suína

Terça-feira, 02 de Agosto de 2016

Nutri Meurer - Grão-Pará - SC.

Consumo de carne suína Consumo de carne suína cresce e abates aumentam 17% em MS
Com o título de ser a proteína animal mais produzida e consumida do mundo, a carne suína está em franca expansão também em Mato Grosso Sul, que já tem o 10º maior rebanho do Brasil com mais de 1,2 milhão de cabeças. De 2013 a 2015, o número de abates no Estado cresceu em quase 17% - 16,96% -, saltando de 1.185.187 de cabeças para 1.386.252 de cabeças no ano passado, conforme dados da SFA/MS (Superintendência Federal da Agricultura em Mato Grosso do Sul), órgão ligado ao Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).
Esse crescimento registrado nos últimos anos no mercado interno estadual e nacional pode ser creditado às campanhas de marketing informando sobre a qualidade e as vantagens da carne suína. De acordo com a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), a suinocultura brasileira deve crescer, nos próximos 10 anos, em torno de 21%, tanto em produção como no consumo interno e ainda nas exportações, até atingir 4,3 milhões de toneladas, em 2024, sendo o 4º maior produtor e exportador do mundo.
Já a produção brasileira de suínos, em 2015, foi de 3,5 milhões de toneladas. Do total, 85% foram destinadas ao consumo interno e 15% às exportações, tendo como maiores produtores os Estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso, São Paulo, Goiás, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul. Nos primeiros quatro meses de 2016, houve um incremento nas exportações brasileiras de carne suína, com vendas de US$ 113 milhões, aumento de 3,1% em relação ao mesmo período de 2015.
Correio do Estado / Daniel Pedra

Voltar

Nossos Serviços

dwadwa
Ver mais

Central de Sêmen Suíno Registrada MAPA

Todos os machos da central são da Linha Prêmio.
Ver mais