Notícias

Fique por dentro do mercado agropecuário.

Coreia do Sul aprova importação da carne suína de Santa Catarina

Terça-feira, 12 de Julho de 2016

Nutri Meurer - Grão-Pará - SC.

O Governo da Coreia do Sul já decidiu que irá importar carne suína de Santa Catarina. O diretor da Qia (Agência de Quarentena Animal e Vegetal), o órgão de controle sanitário do país, Bong-Kyun Park, ratificou a decisão sul-coreana em comunicado à comitiva catarinense liderada pelo governador Raimundo Colombo, na sede do órgão, em Gimcheon, na manhã desta segunda-feira (11/07), horário local. Bong-Kyun disse que faltam apenas questões administrativas a serem tratadas entre os Ministérios da Agricultura da Coreia do Sul e do Brasil. A reunião começou pontualmente às 11h e terminou pouco depois do meio-dia.
À tarde, a partir das 16h, o encontro foi com o diretor-geral de Cooperação Internacional do Ministério da Agricultura, Kim Dukho, em Sejong. Dukho parabenizou Santa Catarina pelo status sanitário e destacou que é a primeira vez que a Coreia do Sul decide importar carne suína de uma região e não de um país. “Chegamos a conclusão que Santa Catarina tem êxito na área de sanidade animal, principalmente em relação aos controles de febre aftosa e da peste suína clássica”, afirmou Dukho. Os dois encontros na Coreia do Sul foram articulados e agendados pela Secretaria de Assuntos Internacionais.
Das oito etapas de negociações, seis delas já foram cumpridas. As duas últimas preveem a inspeção e habilitação dos frigoríficos catarinenses e a negociação comercial entre os dois países.
Em sua exposição, Bong-Kyun, que está no cargo há cinco meses, ressaltou que a importação de carne suína de Santa Catarina foi discutida diversas vezes desde que assumiu a função. “A posição agora está na fase final das negociações”, afirmou. Bong-Kyun disse que os técnicos sul-coreanos deverão fazer as inspeções nos produtores e frigoríficos catarinenses em 2017.
O governador Raimundo Colombo mostrou, nos dois encontros, a força da agroindústria catarinense, com um rebanho de 7 milhões de suínos e mais de 200 milhões de aves. “Santa Catarina abate 27,5% dos suínos do Brasil, conta com 10 mil granjas de produção e é o único estado do país com zona livre de febre aftosa certificada pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE)”, ressaltou Colombo, ao destacar que o estado também conta com o selo de área livre de peste suína clássica ao lado do Rio Grande do Sul.
O governador apresentou o mapa das 63 barreiras terrestres de controle sanitário que operam 24 horas nas divisas entre o Paraná e o Rio Grande do Sul como um dos diferenciais de Santa Catarina.
O embaixador Luis Fernando Serra disse a Bong-Kyon e a Kim Dukho que o governador Raimundo Colombo veio para a Ásia só para visitar os dirigentes do governo sul-coreano. Lembrou que a Coreia do Sul é o terceiro maior mercado do Brasil na Ásia e o sétimo no mundo. “Os negócios entre os dois países precisam ser ampliados e a exportação de carne suína contribuirá para isso”, observou e solicitou que a inspeção sul-coreana ocorra ainda em 2016, vencendo as etapas burocráticas.
O secretário de Assuntos Internacionais, Carlos Adauto Virmond Vieira, convidou Bong-Kyon para fazer uma palestra sobre controle sanitário no Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Lages. Bong-Kyon agradeceu pelo convite e prometeu estudar a participação. Depois da troca de lembranças com a comitiva catarinense, Bong-Kyon deixou a reunião, que prosseguiu com os veterinários Ahn, Yeong-Chang e Park, Jee-Yong. Os dois explicaram como serão os próximos passos das negociações.
Após as duas reuniões, antes de retornar para Seul, o governador Raimundo Colombo comemorou a decisão da Coreia do Sul de importar carne suína de Santa Catarina. “Agora, temos uma última etapa a vencer que é a visita e a inspeção nos nossos frigoríficos e, a partir daí, ampliar a geração de empregos e desenvolver ainda mais o estado”, afirmou. “É o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pelos produtores, pelas agroindústrias, pelos técnicos e pelo Governo que investe no controle sanitário”.
Para o secretario da Agricultura, Moacir Sopelsa, Santa Catarina deu um passo muito grande com a conquista do mercado sul-coreano, que deve ocorrer em breve. Disse que o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, deve visitar a Coreia do Sul em setembro para a concretização do acordo entre os dois países. “A vinda do governador Colombo à Coreia do Sul foi importante e mostrou o compromisso do estado de manter o status sanitário, garantindo assim as exigências sul-coreanas para a liberação final do certificado”, salientou Sopelsa.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gelson Merisio, também comemorou a decisão da Coreia do Sul de comprar a carne suína de SC, apesar de ainda faltarem etapas burocráticas para que o estado tenha um grande mercado aberto na Ásia. “É mais um mercado que se abre, o que garante estabilidade nos investimentos realizados pelos produtores de suínos, principalmente no Oeste”, disse. O deputado lembrou que são mais de 90 mil famílias de agricultores que somam toda a produção em pequenas propriedades e que serão muito beneficiadas com a abertura desse mercado.
O diretor-executivo do Sindicarnes, Ricardo de Gouveia, projeta que Santa Catarina venda pelo menos 30 mil toneladas por ano assim que forem liberadas as exportações de carne suína para a Coreia do Sul.
Também fazem parte da missão catarinense à Coreia do Sul: o diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Celesc, José Carlos Oneda; o diretor de Economia Internacional da Secretaria de Assuntos Internacionais, Guilherme Marques; o diretor de Imprensa da Secretaria de Comunicação, Claudio Thomas; e o Ajudante de Ordens do governador, tenente-coronel Rogério Vidal.
Participaram das reuniões, realizadas na sede da Qia e no Ministério da Agricultura, o embaixador do Brasil na Coreia do Sul, Luis Fernando Serra, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gelson Merisio, os secretários da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa, e de Assuntos Internacionais, Carlos Adauto Virmond Vieira, o diretor-executivo do Sindicato da Indústria de Carnes de SC, Ricardo de Gouveia, e o médico veterinário do Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária, Diogo Ramôa Ramos.



Secretaria Agricultura SC

Voltar

Nossos Serviços

dwadwa
Ver mais

Central de Sêmen Suíno Registrada MAPA

Todos os machos da central são da Linha Prêmio.
Ver mais