Notícias

Fique por dentro do mercado agropecuário.

Embargo da carne bovina brasileira pela China cai definitivamente e 26 frigoríficos serão habilitados até junho

Quarta-feira, 20 de Maio de 2015

Nutri Meurer - Grão-Pará - SC.

Vinte e seis plantas frigoríficas brasileiras serão habilitadas a exportar carne para a China até junho, conforme acordo assinado na terça-feira (19) por representantes dos governos de ambos os países que acaba definitivamente com o embargo à carne brasileira pelo país asiático, informou o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil (Mapa).

O fim do embargo definitivo à carne bovina brasileira com a habilitação das 26 plantas deverá representar cerca de US$ 520 milhões em vendas para o país oriental, segundo estimativas do Mapa, que divulgou nota à imprensa após audiência entre a ministra Kátia Abreu e o ministro chinês da Administração de Inspeção de Qualidade e Quarentena, Zhu Shuping.

Na terça-feira, oito frigoríficos de carne bovina e um de aves foram habilitados oficialmente. O governo chinês se comprometeu a liberar as 17 plantas restantes em junho, durante visita oficial da ministra da Agricultura do Brasil ao país oriental.

“Entreguei toda a documentação em inglês para o ministro. Ele saiu daqui com a promessa de uma cooperação rápida, de que tem toda disposição de ajudar”, disse Kátia.

A venda de carne bovina brasileira para a China estava embargada desde 2012. Em meados do ano passado, o fim do embargo chegou a ser anunciado mas ainda faltava a assinatura de documentos finais incluindo do documento sanitário para efetiva liberação. A presidente Dilma Rousseff e o primeiro-ministro da China, Li Keqiang, oficializaram a liberação da venda de carne bovina para o mercado chinês, em solenidade no Palácio do Planalto na terça-feira.

Voltar

Nossos Serviços

dwadwa
Ver mais

Central de Sêmen Suíno Registrada MAPA

Todos os machos da central são da Linha Prêmio.
Ver mais